O consumo diário de esteróis vegetais ajuda a lutar contra os níveis elevados de colesterol no corpo através de mecanismos diferentes. Esta afirmação tem uma série de questões interessantes para responder, como por exemplo, quais são os esteróis vegetais e como eles agem contra os níveis elevados de mau colesterol ou LDL.

Nos últimos tempos, é muito comum ouvir ou ler sobre a ação de esteróis em hiperlipidemia. Mas, para entender um pouco mais sobre este tópico, você deve responder a uma série de perguntas.

Quais são os esteróis vegetais?

  • Os esteróis de plantas, também chamadas de fitosteróis são compostos naturais com uma estrutura semelhante à do colesterol.
  • Eles são encontrados em vários alimentos como legumes, frutas, nozes, azeite de oliva, girassol, milho, legumes, cereais integrais, produtos com fitoesteróis (iogurte, leite, suco, margarina, etc)

Como esteróis vegetais agir contra o colesterol?

Por três mecanismos:

  • Inibem a absorção intestinal de colesterol, e competir com ele para a absorção.
  •  Inibir a actividade da enzima acil colesterol transferase acilCoA.
  •  Elas estimulam o fluxo de colesterol das células para o lúmen intestinal, para ajudar a remover o excesso de colesterol do corpo.

Devido às propriedades de esteróis vegetais e seu modo de acção contra o colesterol, é importante a inclusão em dietas para reduzir o colesterol LDL.

Recordar que uma das causas das dislipidemias, é uma dieta rica em gorduras e açúcares simples, de modo que é necessário para mudar os maus hábitos e incorporar novos hábitos que podem ajudar a reduzir o primeiro o colesterol no sangue e, consequentemente, evitar que a doença cardiovascular.



Lascia un commento

L'indirizzo email non verrà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *